Disney troca referências trans por conteúdo religioso
Depois de em Dezembro terem sido noticiadas alterações no argumento da série animada Win or Lose, removendo referências a identidade de género nas falas de uma personagem trans, a Disney introduziu uma personagem na história assumidamente cristã. Nos primeiros momentos da trama, a nova interveniente - Laurie - surge a rezar evocando o “pai dos céus”, numa inequívoca referência à sua devoção.
Quando a notícia veio a público, a Disney justificou a decisão defendendo que os pais preferem abordar assuntos mais sensíveis com os filhos no momento que entenderem adequado e não a partir de conteúdos destinados a públicos mais infantis. A verdade é que, no que se refere às questões religiosas, a opção claramente diverge.
Kai, a personagem de 14 anos identificada como trans, mantém-se na série apesar das alterações ao argumento. Chanel Stewart, a actriz trans que dá voz à personagem, mostrou-se desanimada ao perceber as modificações na história.
Estas alterações surgem num momento em que os responsáveis políticos norte-americanos têm vindo a alegar que os movimentos de diversidade, equidade e inclusão estão a ser responsáveis por uma perseguição ao cristianismo. Juntam-se relatos por parte de trabalhadores da Pixar que acusam a Disney de censurar conteúdo LGBTQIA+ dos seus projectos de animação.
Win or Lose é uma série animada de oito episódios da Pixar, subsidiária da Disney, que acompanha uma equipa mista infantil de softball de uma escola básica, relatando o percurso de oito personagens no momento em que se preparam para um campeonato. Estreou em 19 de Fevereiro de 2025; o último episódio foi disponibilizado a 12 de Março de 2025.
Diogo Nogueira