Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Diversidades - série de conversas intergeracionais LGBTQIA+ 

diversIDADES ines dust.png

Onde estão as pessoas queer mais velhas? A questão ficou em 2021, quando lancei o documentário “Coming Out”, em que dez pessoas LGBTQIA + contam as suas histórias sobre “sair do armário”. Eram todas pessoas relativamente novas. A verdade é que não conhecia pessoas queer mais velhas. Nos meus núcleos mais próximos também sentia alguma distância entre gerações. 

 

Na procura de aproximar as gerações de pessoas LGBTQIA +, e inspirada pela conferência Young at Heart da IGLYO, nasce daqui o projecto Diversidades, uma série de conversas intergeracionais de conversas com pessoas da comunidade LGBTQIA +. 

Após um longo processo de casting calls, trocas de chamadas e organização de horários, reunimos seis pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos para conversarem sobre novos termos, avanços sociais e políticos, activismos e vivências como pessoas LGBTQIA +. 

Do trabalho de uma equipa constituída por pessoas da comunidade, surge esta mini-série de 3 episódios, apresentada pela primeira vez no Palácio de Belém, num evento da ILGA Portugal. Os episódios estão agora disponíveis em vídeo no YouTube, e como podcast no Spotify. 

No processo, ficou claro que estas conversas são urgentes e necessárias. Todas as gerações beneficiam da criação de diálogo e laços comunitários. Resta agora perceber como lhes dar seguimento. 

O Diversidades foi realizado e produzido por Inês Dust, com assistência de produção de Ana Filipa Lopes, som de Joana Carvalho e edição de vídeo de Beatriz Saraiva. Conta ainda com a música de Filipe Sambado. 

O projecto teve o apoio da IGLYO, da rede ex aequo e do Conselho Europeu. 

Assiste aqui ao primeiro episódio:

 

Texto por Inês Dust

Editado por Nuno Viegas