Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Do zero: Rosa e Raquel - pão com amor a partir do Alentejo

rosa e raquel do zero pão alentejo.jpg

Ela chama-se Rosa e ela chama-se Raquel, são brasileiras e vivem num monte, na zona do Cercal. Vendem pão, queijo e tartinhas deliciosas, recorrendo a produtos biológicos, que saem do chão alentejano. Apresentam-se como um casal «queer» e são apaixonadas pela vida que levam, ligadas aos animais da sua quinta e às delícias que produzem.

 

Conheceram-se em Toronto, há sete anos, quando Rosa participava em feiras orgânicas e Raquel se encontrava a estudar na mesma cidade. A primeira estava mais ligada à pastelaria e fazia gelados, a segunda fazia pão. Juntas, e apaixonadas pela cozinha, experimentavam novas receitas e vendiam os seus produtos, de bicicleta, pela vizinhança. Juntas, planearam uma viagem pela Europa, incluindo Portugal no roteiro. Nessa viagem, despenderam dois meses na quinta de uma família holandesa, como voluntárias, e aperceberam-se da multiculturalidade que está presente no Alentejo. Viver em Portugal não estava nos planos, contudo, foi o que acabou por acontecer.

Fotos: Cam Camarena

 

Começaram do zero, num monte alentejano, mais um, como tantos outros que albergam famílias provenientes de diferentes contextos. Igualmente do zero, começaram a produzir as iguarias que surgem a partir de ingredientes locais, como o pão de tomate e orégãos, que é uma das suas imagens de marca. Para Raquel, o Alentejo promove um encontro entre universos diferentes e ambas querem fazer «a ponte entre a cidade e o campo.» Rosa refere que sempre se apresentaram como um casal, apesar de muitas pessoas evitarem essa mesma expressão, no entanto, sentiram que sempre existiu respeito, o que contrasta com a situação que se vive no Brasil, onde a violência está mais presente.

O projecto de Rosa e Raquel está aberto à comunidade, apesar de já terem ouvido o comentário «padeiro é profissão de homem», porém, mesmo parecendo «fora do lugar», continuam a organizar divergentes eventos, ensinando a fazer queijo e pão e marcando presença nas feiras da zona. São duas mulheres, sim, são um casal e estão no sítio certo.

Podem seguir este projecto delicioso no Instagram: @dozero_culturaviva

 

Márcia Lima Soares

Fotos: Cam Camarena

 

1 comentário

Comentar