Documentário Ary: Até quando vamos ignorar os direitos das pessoas transgénero?
Para muitas pessoas o nome Ary diz qualquer coisa, mas para a maioria não. Bom está então na hora de conhecermos melhor quem é Ary Zara Pinto, um dos grandes activistas pelos direitos das pessoas transgénero e na desmistificação de muitos preconceitos e ideias erradas sobre estas pessoas e as suas experiências.
O documentário "ARY'' é a longa metragem inaugural da realizadora Daniela Guerra e terá antestreia na Cinemateca Nacional, em Lisboa, dia 16 de Março pelas 21h30.
O filme faz uma viagem íntima ao quotidiano de Ary que não se reconhece na classificação binária de género e aos 28 anos decide redescobrir a sua identidade, iniciando uma viagem ao outro lado do espelho. Com produção independente, a realizadora acompanhou Ary durante três anos e através de uma partilha honesta e sensível mostra-nos a coragem e a luta na procura da sua verdade. Este documentário pretende ser um veículo para a exposição de um tema que anseia por visibilidade, validação e empatia. Somos seres humanos e como tal devemos cuidar-nos mutuamente.
A importância de obras como esta é sem dúvida imensa e, acrescento, que será mesmo essencial para continuarmos a evoluir para uma sociedade mais inclusiva e inteligente.
André Marques