Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Documentário “Bichas” mostra o amor próprio de quem não tem vergonha de ser quem é (com vídeo)

Bichas Márcio Parente documentário.jpg

Libertado há dois dias no Youtube o documentário "Bichas", realizado pelo pernambucano Marlon Parente, já chegou às 40 mil visualizações.

O documentário mostra o depoimento de seis jovens que se assumem sem pudores ou preconceitos como bichas. O realizador explica que o termo “bicha” tem sido usado de forma errada, como insulto, “quando na verdade, deveríamos tomar como elogio”.  
“Ser bicha é correr o risco de ser agredido pela ignorância. Resistimos para nos proteger, resistimos para vencer. Ser bicha é ser livre. Não vamos deixar que nos vençam. Não mesmo!” pode ler-se na descrição do vídeo.
Todos os depoimentos são verídicos e contadas por seis jovens pernambucanos: Bruno Delgado, Igor Ferreira, Italo Amorim, João Pedro Simões, Orlando Dantas e Peu Carneiro.

No documentário, estes adolescentes contam o que sentiam e sentem ao serem chamados e identificados como bichas, as suas experiências, os seus medos e seus processos de empoderamento. “Desde pequeno eu soube que não gostava de me relacionar com meninas. E eu sempre desejei contar para os meus pais, mas nós sabemos como é a sociedade. Eu sempre fui muito bichinha”, disse um dos jovens.

Na Internet o feedback é na sua maioria positivo. Várias pessoas elogiaram o conteúdo do documentário e  quão comoventes são estes relatos. Assiste ao documentário na íntegra aqui:

Paulo Monteiro