Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Documentário sobre Marielle Franco em destaque no FESTin

Sementes_mulherespretasnopoder.jpeg

A selecção da 12ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa arranca no dia 17 de Novembro no Cinema São Jorge, e de 18 a 21 Novembro no Cinema City Alvalade. A plataforma online festinon.com, de 18 a 24 Novembro, exibe gratuitamente longas de ficção, documentário, curtas e a Mostra Cinema Brasileiro, além da Mostra FESTinha para os mais pequenos. O festival apresenta este ano 51 filmes oriundos de diversos países da CPLP.

 

Um dos destaques vai para "Sementes: Mulheres Pretas no Poder". Realizado por Éthel Oliveira e Júlia Mariano tem no FESTin a sua antestreia em Portugal.
Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. No Rio, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada. Acompanhe essas mulheres em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil e transformando o luto em luta. Podes ver o documentário de 19 a 21 Novembro, 24 horas/dia em festinon.com.


Também a curta de temática LGBTI+ "Mansão do Amor" será exibida gratuitamente entre 18 e 24 Novembro, 24 horas/dia no festinon.com. A Mansão do Amor procura novos artistas para entrevista de trabalho. A realizadora desta curta é Renata Pinheiro.