Drag-queen representa Áustria na Eurovisão (com vídeo)
Conchita Wurst, uma drag-queen austríaca, lança hoje o vídeo oficial com a música que irá representar a Áustria no 59º Festival da Eurovisão da Canção.
A estação pública de rádio e televisão ORF foi a responsável pela selecção directa da canção e da representante. Em Portugal a escolha foi feita através do televoto.
A opção por Conchita Wurst, tornada pública em Setembro, gerou bastante controvésia na Áustria. Em apenas quatro dias após o anúncio da representante do país, a página “Anti-Wurst” alcançava os 31 mil gostos no Facebook. Habitantes de outros países manifestaram-se contra esta escolha, nomeadamente a Bielorrúsia e a Rússia, que assinaram petições para que a performance de Conchita Wrust seja censurada durante a emissão do Festival da Eurovisão, alegando que esta tornará o festival num “antro de sodomia”.
Conchita Wurst, de 25 anos, já tinha participado no Festival da Canção em 2012, alcançado o segundo lugar. A cantora, que quebra os padrões da identidade de género pela sua aparência, é já uma figura pública conhecida na Áustria após a sua participação em reality-shows como Starmania e Wild Girls.
Vê o vídeo oficial da canção “Rise like a Phoenix”
André Faria