Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“E Se Fosse Consigo?” mostrou que ainda há homofobia entre os portugueses (com vídeo)

fotografia e se.PNG

Depois do racismo, da obesidade e do bullying, ao quarto episódio do programa "E Se Fosse Consigo" o centro das atenções foi a homofobia. O programa das noites de segunda-feira da SIC, que quer confrontar os portugueses com os seus preconceitos, apostou numa encenação entre dois casais de pessoas do mesmo sexo que trocavam afectos numa paragem de autocarros enquanto eram insultados por uma mulher.

 

Se nos episódios anteriores as pessoas que assistiam à encenação não intervieram ou então decidiram apoiar as vítimas de preconceito, neste caso a troca de afectos entre pessoas do mesmo sexo em público serviu para tomar o pulso à homofobia que existe na sociedade portuguesa. “Não concordo com a homossexualidade. O homem e a mulher foram feitos um para o outro”, “É feio mas não sou contra”, “É contra-natura” e “Essas intimidades façam dentro de quatro paredes” foram algumas das frases ouvidas. Mesmo assim, houve quem apoiasse os jovens e defendesse que tinham direito a expressar publicamente os seus afectos.

“E Se Fosse Consigo?” grava as reacções dos presentes que não sabiam que estavam a ser filmados. Depois pergunta porque (não) se insurgiram. O programa integrou também vários depoimentos. Entre eles estavam os casais MP e Bárbara e Pedro e Lorenzo e Hugo Gonçalves e os pais, que apresentaram uma história de aceitação comum à de tantos jovens (na foto). A AMPLOS, pela primeira vez, abriu portas das suas reuniões às câmaras de televisão. Um dos casos apresentados no programa foi o de Bernardo Amaral, um jovem açoriano vítima de rejeição familiar por ser homossexual. Bernardo fez um vídeo em que alerta para a consequências que o bullying pode causar nos jovens.

Participa no debate que o dezanove.pt vai promover a 17 de Maio

12 comentários

Comentar