Eleições Brasil: Lula enfrentará Bolsonaro em segundo turno
Lula da Silva e Jair Bolsonaro disputarão a presidência do Brasil em um embate histórico no segundo turno. De acordo com o sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula recebeu 57.257.193 votos (48,43%), enquanto Bolsonaro recebeu 51.071.085 (43,20%).
Apesar de Lula ter mais votos, é preciso 50% de votos válidos mais um para garantir a vitória no primeiro turno. Em pronunciamento após a divulgação dos resultados, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) mostrou-se esperançoso, “a luta continua até a vitória final, esse é o nosso lema”. A volta dos eleitores às urnas está marcada para o dia 30 de Outubro.
Em Portugal, mais de 80 mil brasileiros puderam ajudar na decisão. Lula venceu no Porto, em Faro e, com uma grande vantagem, em Lisboa.
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa foi enfeitada de vermelho, verde e amarelo pelos que optaram por exercer o direito ao voto que, no Brasil, é uma obrigatoriedade.
Jornalista cercada por eleitores
Petistas e Bolsonaristas em Lisboa
Artistas como Pabllo Vittar, Anitta, Gloria Groove e Luísa Sonza declararam apoio ao candidato do PT, acreditando em suas propostas inclusivas.
Do Brasil: Luiz Garcia | @luizguilhermeng