Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Eleições Europeias e as pessoas LGBTI+: Análise ao programa eleitoral da CDU - Coligação Democrática Unitária

Foto: https://depositphotos.com/pt/

Por uma vida melhor! Pela igualdade! Pela paz, cooperação, progresso social! é o apelo comum para as eleições europeias da CDU – PCP/PEV.

Tendo como cabeça de lista às europeias o ex-líder parlamentar do PCP João Oliveira, e como números dois e três da sua lista os actuais eurodeputados Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, a coligação entre PCP e PEV, inserida no Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) – A Esquerda no Parlamento Europeu, faz o apelo à paz e à justiça e ao progresso social através do voto nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.

Neste comunicado rapidamente encontramos as aspirações da coligação CDU – PCP/PEV no projecto europeu, entre as quais, a defesa dos direitos laborais, dos direitos sociais, dos serviços públicos, do ambiente, da paz e em solidariedade com outros povos.

Nesse intento corrobora várias considerações face aos actuais valores proclamados pela União Europeia – ao que consideram a crescente restrição das liberdades e dos direitos democráticos na UE – assim como o que consideram ser um “processo de integração capitalista” que impulsiona a “redução do valor real dos salários”, “a desregulamentação dos horários de trabalho” e o “aumento da idade de reforma”.

Entre os principais apelos nestas europeias encontramos, por espanto, as questões de género serem mencionadas na secção do partido “Por uma Europa de igualdade, liberdade e democracia”. Neste ponto a CDU salienta a necessidade de “combater todas as formas de discriminação contra as mulheres e promover a igualdade e os direitos das mulheres, incluindo os seus direitos sexuais e reprodutivos; combater toda a discriminação, nomeadamente com base na orientação sexual e na identidade de género”. 

Também, entre outras reivindicações podemos encontrar o apelo aos direitos sociais e laborais na Europa; o desenvolvimento ecologicamente sustentável de todos os povos e países assim como o apelo à paz e cooperação entre todos os povos do mundo.

 

Consulta o programa eleitoral aqui: https://www.cdu.pt/parlamentoeuropeu2024/apelo-comum-para-as-eleicoes-para-o-parlamento-europeu-junho-de-2024  

Foto: https://depositphotos.com/pt/ 

Daniel Santos Morais