Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Eleições Europeias e as pessoas LGBTI+: Análise ao programa eleitoral do Nós, Cidadãos!

Depositphotos_407873466_L.jpg

O Nós, Cidadãos! é um partido político português, que se identifica como partido dos movimentos cívicos, apresentando-se como de centro a centro-direita no espectro político.

 

Com um site com informação desactualizada, com as últimas actualizações a serem datadas de há três anos, foi apenas no Facebook e analisando a imprensa recente que encontramos referências que nos permitam analisar o partido em causa no que respeita à temática LGBTI+.

O partido Nós, Cidadãos! apresenta-se às eleições europeias com Pedro Ladeira como cabeça de lista.

No debate transmitido pela RTP Pedro Ladeira salientou também que o seu partido é o “único partido da Europa que defende o conceito de família”, e afirma que querem “estimular a natalidade, pagando as despesas para que os casais tenham os filhos”. O pagamento seria feito através dos fundos europeus, sendo que há milhões “para suportar a guerra na Ucrânia”, e por isso também há dinheiro para apoiar as famílias. Para além disso perguntou “Porque é que os padres não podem ter família?", questiona o candidato, que diz não perceber uma Igreja “que aceita a transexualidade e não aceita o fim do celibato”.

O programa eleitoral disponível no site é geral e não especifica que é o focado nas eleições europeias de 9 de Junho. O primeiro dos 15 eixos desse programa aborda a temática dos Direitos Humanos e do Estado de Direito, mas não menciona a causa LGBTI+. No ponto 1.4: pode ler-se: "No plano dos costumes, promover os valores da liberdade, igualdade de direitos e inclusão social – sem, porém, caucionar causas fraturantes. A legislação deve espelhar os valores sociais consensuais."

 

Consulta o programa eleitoral do NÓS Cidadãos: https://noscidadaos.pt/o-nos-cidadaos/programa-politico/

Foto: https://depositphotos.com/pt/

Paulo Monteiro