Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Eleições Europeias e as pessoas LGBTI+: Análise ao programa eleitoral da Iniciativa Liberal

Foto: https://depositphotos.com/pt/

A Iniciativa Liberal (IL) é um partido político português de índole liberal, que defende a liberalização económica, política e cultural. Fundado em 2017, concorreu às suas primeiras eleições nas europeias de 2019. O espectro político da IL é definido como sendo de direita ou centro-direita. João Cotrim Figueiredo é o cabeça de lista a estas eleições europeias.

 

A IL é o partido em Portugal que defende as políticas económicas mais liberais, nomeadamente a baixa progressividade no imposto sobre rendimentos (gradualmente até atingir a flat tax, independentemente do salário), a privatização de empresas públicas e o acesso universal à ADSE de forma a diminuir as listas de espera na saúde. A IL afirma-se "uma voz pelo indivíduo e a oposição ao socialismo.

Na Europa a IL defende a ideia que este continente é o espaço primordial de Liberdade no Mundo e acredita que essa Liberdade é condição necessária e essencial para o desenvolvimento das sociedades, a criação de prosperidade e, sobretudo, a realização das pessoas. São apontadas como necessárias e a defender vários tipos de liberdade (individual, política, económica, social e de circulação). Os dois restantes eixos do seu programa para as europeias estão assentes na Prosperidade e na Paz. Sem referências directas às questões ou causa LGBTI+, são, no entanto, veiculadas no seu programa os ideais que "todos têm iguais direitos, liberdades, garantias e responsabilidades, e devem poder exercê-los sem serem discriminados com base nas características que escolhem e não escolhem ter". Na IL defende-se "uma Europa de diversidade, coexistência, convivência, cooperação e colaboração, de paz social. Celebramos a Europa herdeira da diversidade de identidades individuais, regionais e culturais, que a valoriza como um dos seus pontos fortes." 

 

Consulta o programa eleitoral aqui:https://iniciativaliberal.pt/wp-content/uploads/2024/05/IL_Manifesto_EUROPEIAS2024.pdf 

Foto: https://depositphotos.com/pt/

Paulo Monteiro