Equipas de futebol apoiam os direitos LGBT
O clube de futebol espanhol Rayo Vallecano (Madrid) apresentou o seu novo equipamento para a época 2015-2016. Tradicionalmente a equipa do Rayo usa um equipamento às riscas diagonais com diferentes cores. Com esta decisão chegou a vez do arco-íris ocupar esse lugar a par de outras sete causas sociais.
A campanha denomina-se “com os heróis anónimos”. Os fãs do clube poderão comprar este novo merchandising. Por cada kit serão doados sete euros às diferentes causas.
O clube já tem um historial de apoio aos direitos LGBT. A 20 de Fevereiro deste ano os jogadores usaram atacadores arco-íris nas chuteiras. A iniciativa chamada de A Liga Arco-Íris propunha-se a lutar conta a homofobia, em especial no mundo do futebol. A ideia de colorir as chuteiras na luta conta a discriminação veio da associação britânica de defesa dos direitos LGBT Stonewall, que enviou cinco mil pares de atacadores com as cores do arco-íris aos 92 clubes da Premier League inglesa e às 42 equipas profissionais escocesas.
As restantes causas da campanha do Rayo Vallecano são a luta conta a sida, a integração de pessoas com deficiências, a luta contra a depressão, a protecção do meio ambiente, a luta contra a violência infantil, a luta conta a violência de género e a luta contra o cancro.
Depois de ter sido conhecida a campanha do Rayo Vallecano, também a equipa espanhola do Deportivo Guadalajara, da Segunda Divisão B, decidiu incluir as cores do arco-íris nas suas camisolas. A decisão serve para "homenagear o movimento LGBT, celebrar a igualdade, a inclusão e a unidade", explicaram os responsáveis do clube de Guadalajara, situado na província de Castela e Leão, no centro de Espanha.
João Miguel