Equipas desportivas LGBT representam Portugal em competições internacionais
As equipas desportivas, Dark Horses e Lisbon Crows, pertencentes à associação Boys Just Wanna Have Fun, representaram, este mês, Portugal em competições internacionais LGBT de rugby e voleibol, respectivamente.
Os Dark Horses foram até Bruxelas participar na 6ª edição do Union Cup, um dos principais campeonatos de rugby não-profissional na Europa para gays. O evento decorreu entre 21 e 24 de Maio. Cerca de 20 equipas competiram entre si na conquista de uma melhor qualificação. A equipa portuguesa começou por vencer, nos quartos de final, por 29 -0 contra uma equipa italiana, tendo depois sido eliminada na semi-final por 37-05 contra uma equipa escocesa. A participação dos Dark Horses foi patrocinada pelo Finalmente, pela sauna Trombeta e ainda pelo bar TR3S.
A equipa de Voleibol, Lisbon Crows, esteve a competir durante as mesmas datas em França, no TIP - Torneio Internacional de Paris. Esta competição junta mais de 20 modalidades diferentes, com mais de 1500 atletas oriundos de todo o mundo. O Torneio é organizado pela FSGL – Fédération Sportive Gaie et Lesbienne, mas luta também contra a discriminação no desporto em relação à deficiência, racismo, identidade de género, género e idade. A equipa portuguesa participou na categoria C de voleibol onde se qualificou igualmente até à semi-final, conquistando o terceiro lugar, com direito a medalha de bronze.
A associação Boys Just Wanna Have Fun tem, para além das equipas de rugby e voleibol, os Pool Boys - um grupo de natação – assim como os Tango 4 Fun, um grupo de tango que se reúne às terças-feiras à noite no bar Castro Beer, em Lisboa.
André Faria