Este livro é para ler na cama e em todo o lado. Sem tabus
Bernardo Mendonça e Maria João Ruela, autores da rubrica “Vamos Falar de Sexo" exibida no Jornal da Noite (SIC) e publicada na revista E do Expresso, vão lançar um livro com 14 histórias reais sobre a vivência diferente da intimidade.
Recorde-se que em Fevereiro passado, e pela primeira vez em Portugal, dois jornalistas mergulharam na intimidade dos portugueses e fizeram um retrato vivo, expressivo e sem tabus da vivência da sexualidade no nosso país.
'Nesta obra fomos mais longe. Contamos um conjunto de histórias de vida, que nos marcaram e acreditamos que podem inspirar, esclarecer, surpreender, acrescentar assunto e quebrar tabus. Se um dia a discussão sobre a sexualidade se tornar banal na sociedade, sem estar comprometida com vergonhas, preconceitos, hipocrisias ou julgamentos, ficaremos contentes e queremos contribuir para essa mudança" explicam os autores.
Mais do que a porta de casa, homens e mulheres abriram a porta do quarto e revelaram a Bernardo Mendonça e Maria João Ruela os desejos mais cândidos ou sórdidos, os segredos até então nunca contados, as fantasias que sonham poder concretizar: sozinhos, bem acompanhados, a dois ou a três, de todas as idades, gostos e preferências.
Entre os testemunhos sem tabus encontra-se o do casal Paulo Piteira e Luís Peixoto: "Começámos a trazer outras pessoas para a relação" declaram. Por sua vez o artista plástico João Galrão diz que gostaria de conseguir "desencaminhar "um militar heterossexual. A fotógrafa Débora Araújo revela que é atraída pelas loiras, mas se apaixona por morenas.
A sessão de lançamento de "Vamos Falar de Sexo" decorre na quarta-feira, dia 9 de Setembro, às 18h30, na Fnac Chiado, em Lisboa. A apresentação do livro cabe ao jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho e conta com a presença da sexóloga Marta Crawford. Os retratos que ilustram o livro são do fotógrafo João Lemos.
O livro da Guerra e Paz | Clube do Livro SIC é posto à venda em todo o país a 9 de Setembro e custa 15,50 euros.
Paulo Monteiro