Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Estudo:  A violência no namoro vista por jovens 

pexels-anna-shevchuk-11503175.jpg

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) vão apresentar o resultado do Estudo Nacional de Violência no Namoro 2023, hoje, dia 14 de Fevereiro no MUSEX - Museu Pedagógico do Sexo, em Algés.

O Estudo, realizado anualmente desde 2017, analisa a legitimação da violência no namoro pelos/as jovens e os indicadores de vitimação nas relações de namoro. Nele participam jovens do 7º ano ao 12º ano de escolaridade, do ensino regular ou profissional e de várias escolas distribuídas a nível nacional. É financiado pela CIG, no âmbito do Projeto ART’THEMIS+ “Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género”.

Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, refere a importância da iniciativa destacando que a “aposta na intervenção primária é essencial para que rapazes e raparigas saibam reconhecer sinais de violência, estabelecer limites e criar noções de consentimento. O ciúme e a posse não cabem em relações de namoro saudáveis e importa apoiar as pessoas jovens a identificar e a quebrar estes ciclos de violência."

A Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, realça a “importância do conhecimento adquirido por estes estudos para continuar o trabalho de prevenção junto das pessoas mais jovens para o reconhecimento e a não aceitação de comportamentos abusivos.”

A sessão decorre no MUSEX e conta com a participação da psicóloga Marta Crawford, que apresenta a exposição “Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual Feminino” que integra o percurso do prazer, do consentimento e o do não consentimento e da violência sexual sobre as mulheres. “A violência no namoro é um tema da maior importância que deve ser debatido no espaço público de forma abrangente para combater a violência precoce nos relacionamentos”, afirma Marta Crawford

O MUSEX - Museu Pedagógico do Sexo tem, desde o primeiro dia, como objetivo fazer com que as pessoas reflictam e saibam mais sobre a sexualidade, numa perspectiva pedagógica e através de expressões artísticas e conteúdos científicos, dado que se dirige tanto a adultos quanto a jovens e crianças.

A exibição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, a primeira exposição do MUSEX, está patente no Palácio Anjos (Algés) até 8 de Março, centra-se nas temáticas do prazer sexual feminino e da sexualidade feminina, abordando temas como o consentimento e o não consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros.