Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

EUA a favor da legalização do casamento gay

No passado dia 28 de Fevereiro, realizou-se uma sondagem telefónica a 1644 adultos norte-americanos, sobre assuntos relacionados com política e economia, incluindo a pergunta: “Deveria ser legal ou ilegal o casamento entre casais do mesmo sexo?”.

 

Os resultados mostram que a maioria dos inquiridos 56% concorda com o casamento, enquanto 39% são de opinião contrária. Em 2010, 52% estavam a favor. Uma análise mais aprofundada permite concluir que apenas 40% dos republicanos concorda com a legalização, contrastando com 70% de aprovação dos democratas e 58% dos independentes.

Dentro dos republicanos, a facção dos moderados e o grupo na faixa etária dos 18-44 é a mais a favor, respectivamente com 62% e 56%, versus 25% da facção dos conservadores e 29% do grupo com 45+. No caso dos democratas e independentes, quase todos os grupos são a favor: os votos a favor foram mais expressivos nos independentes liberais (80%), democratas liberais (84%) e democratas dos 18-44 (85%); as únicas excepções foram os independentes conservadores (30%) e independentes 45+ (45%).

Adicionalmente, em resposta à pergunta “Seria possível alguma vez votar num candidato que NÃO partilhe a tua visão do casamento entre pessoas do mesmo sexo?”, 53% responderam negativamente.

Até à data, 17 estados (num total de 50) e 1 distrito permitem o casamento entre casais do mesmo sexo: Califórnia, Connecticut, Delaware, Hawaii, Illinois, Iowa, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, New Hampshire, Nova Jersey, Novo México, Nova Iorque, Rhode Island, Vermont, Washington e Distrito de Columbia.

 

Tiago Teixeira