Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Eurovisão: 19 países competem esta terça-feira por um lugar na final

Eurovision.JPG

Dezanove países competem esta terça-feira na primeira semi-final da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. Reino Unido, Espanha e Portugal também apresentam as suas canções e já estão automaticamente apurados para a final.

 
O palco desta edição foi montado no ex-pavilhão Atlântico, agora Altice Arena, no Parque das Nações. É ali que se encontra a maioria da logística do que pode ser considerado o 'quartel-general' do concurso, que Portugal venceu pela primeira vez no ano passado, com a canção "Amar pelos Dois", interpretada por Salvador Sobral.

Na terça-feira, dia 8 de Maio, competem Suíça, Finlândia, Bielorrússia, Bulgária, Áustria, Lituânia, Albânia, Irlanda, Arménia, Chipre, República Checa, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Israel, Estónia e Macedónia. Além destes países, serão ainda apresentadas as canções do Reino Unido e Espanha (estes dois países integram o lote dos Big Five (composto ainda por França, Alemanha e Itália) que financiam o concurso e que, por essa razão, estão automaticamente apurados para a final). Portugal, que, por ser o país anfitrião, está também apurado para a final. Cláudia Pascoal dará a voz ao tema "O Jardim", composto por Isaura. 

Dos 19 países em competição na terça-feira, os dez com maior pontuação passam para a final, marcada para Sábado, dia 12 de Maio a partir das 20 horas de Lisboa. A pontuação é decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal irão votar, bem como os júris de Portugal, do Reino Unido e de Espanha.

O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) em parceria com a RTP, em Lisboa.
Vê como foi a cerimónia de abertura neste artigo do dezanove.pt: Eurovisão: O início da Festa da Música #allaboard