Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Festival Política com Noite LGBT (e um spot de amor)

 festival politica 2018.jpg

O Festival Política, que decorre entre os dias 19 e 22 de Abril, no cinema São Jorge, em Lisboa, traz na sua segunda noite a temática LGBT para debate e reflexão. Nesta 2ª edição, todo o festival coloca a tónica nas questões da igualdade e da não-discriminação. 

 

Rui Oliveira Marques, programador do festival a par de Bárbara Rosa, explica a escolha desta noite temática: “A Constituição Portuguesa inclui expressamente a proibição de discriminação com base na orientação sexual. Organizar um festival com foco nos direitos humanos e no princípio da não-discriminação implicava não relegarmos a temática para segundo plano. Daí termos optado por uma noite exclusiva dedicada às questões LGBT na sala principal do São Jorge”.

A Noite LGBT, a 20 de Abril, é antecedida pelos Fado Bicha, o novo fenómeno português musical do momento a cargo de Lila Fadista (voz) e João Caçador (guitarra) - um projeto que resulta da subversão e da experimentação. Concerto com entrada livre a partir das 21h30.  A noite de cinema propriamente dita começa às 22 horas e apresenta três curtas: “Camel Toe” de Alexandra Barbosa, sobre um jovem de 26 anos que se inicia na cultura drag do Porto em 2015. Tendo sido inicialmente rejeitado em vários clubes por ser “demasiado gay” é actualmente reconhecido em toda a cidade. Segue-se “Afronte” de Roxo Beringela que relata o processo de transformação e “empoderamento” de Victor Hugo, um jovem negro gay dos subúrbios de Brasília. Por último “Lorna Washington – Surviving Probable Losses” de Leonardo Menezes fala de um ícone do transformismo na cena gay carioca.

 

O spot deste ano cuja assinatura é “Portugal. Feito de diversidade. Feito de amor” pretende confrontar os portugueses com os seus preconceitos e a forma como encaram os cidadãos que vivem no país. No filme produzida pela Krypton são apresentados quatro casais que reflectem a diversidade da população portuguesa:

A programação do Festival Política inclui conversas, debates, concertos, workshops e filmes que pretendem fazer repensar a sociedade actual e os moldes em que se exerce a cidadania em Portugal. Acompanha o Festival Política em https://festivalpolitica.pt/

 

Recorda também a campanha do Festival Política do ano passado: “O mundo está cheio de pessoas assim”