Fez comentários homofóbicos mas ganhou a Eurovisão
“Não é natural que um homem queira dormir com outro homem.” A frase é de Måns Zelmerlöw, o cantor sueco que venceu o festival Eurovisão 2015, com a música “Heroes”.
O sueco disse durante um programa de televisão que “não havia nada de errado com isso, mas o mais normal era que um homem e mulher tivessem filhos juntos”. Mais tarde, após a polémica que se instalou, o cantor veio pedir desculpas pelas declarações, assegurando que respeitava “todas as formas de amor”. Måns ficou conhecido na Suécia pela participação no programa "Ídolos" em 2005.
As declarações são anteriores à escolha como representante do seu país na competição que decorreu em Viena. No entanto, o caso não foi esquecido na conferência de imprensa após a vitória na capital austríaca. Mans voltou a reiterar: Senti-me muito bem recebido pela comunidade gay. Sinto que aceitaram as minhas desculpas sobre o que disse no passado".
A Suécia ficou em primeiro lugar na Eurovisão 2015, seguida pela Rússia e pela Itália. As pontuações mais altas de Portugal foram para a música da Suécia (8 pontos), Rússia (10 pontos) e Itália (12 pontos). A canção “Há um Mar que nos Separa”, interpretada por Leonor Andrade, não passou à final.