Foi assim o Pride de Helsínquia – onde até actou a portuguesa Suzy
Entre 25 a 30 mil pessoas participaram na marcha do Pride de Helsínquia, que decorreu este Sábado. Durante o percurso, que se iniciou à uma da tarde na Praça do Senado, não houve qualquer incidente. É que em 2010 três homens atacaram os participantes com gás pimenta.
As vítimas do massacre de Orlando foram recordadas, com a presença de embaixadores e membros do corpo diplomático de vários países. No desfile havia até um carro para o corpo diplomático baseado na capital finlandesa onde era visível uma bandeira portuguesa.
Sábado foi também o último dia dos EuroGames na capital finlandesa. O evento desportivo de âmbito europeu para o público LGBT tinha arrancado a 29 de Junho e contou com a participação de cerca de dois mil atletas. Badminton, futebol, basquetebol, bowling, bridge, dança, golf e ténis foram algumas das modalidades da competição.
Para se ter uma ideia da dimensão dos eventos, a revista com o programa dos EuroGames e do Pride tinha 72 páginas. A portuguesa Suzy, que participou na Eurovisão, foi uma das atracções de Sábado da discoteca gay Hercules. Tinha casa cheia à sua espera.