Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Formação para jovens LGBTI e apoiantes em Évora

Évora Escola Ex aequo.png

No próximos dias 4, 5 e 6 de Março a associação rede ex aequo irá realizar em Évora uma formação em questões LGBTI. A iniciativa formativa designa-se "3ª escola ex aequo".

 

A formação é destinada a jovens entre os 16 e 30 anos de idade que queiram voluntariar o seu tempo e trabalho nos vários projectos da associação portuguesa de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes.

O Projecto Educação LGBTI é um dos projectos que a associação leva a cabo e que beneficiará desta nova fornada de formandos. Recorde-se que este projecto leva anualmente dezenas de voluntários da associação a escolas de Norte a Sul de Portugal com o intuito de educar as novas gerações para os temas da orientação sexual, identidade e expressão de género. Lê abaixo os testemunhos de cinco dos actuais voluntários da rede ex aequo sobre o PE LGBTI:

PE 01 [800x600].jpg

PE 02 [800x600].jpg

PE 03 [800x600].jpg

PE 04 [800x600].jpg

PE 05 [800x600].jpg

Os formandos da 3ª escola ex aequo poderão ainda tornar-se coordenadores habilitados de um dos vários grupos locais, que promovem duas reuniões mensais em várias cidades do país. 

Os grupos locais da associação têm como finalidade integrar os jovens LGBTI num ambiente seguro, ao mesmo tempo que participam em actividades de temática LGBTI como workshops e dinâmicas sobre a saída do armário, mitos e preconceitos, a família, as ISTs, a orientação sexual ou a identidade de género, entre outros. A rede ex aequo tem actualmente quatro grupos de jovens a funcionar em Lisboa, Aveiro, Funchal e Coimbra. Após a participação na formação de Évora é possível pôr em funcionamento grupos noutras cidades.

Dois voluntários da associação relatam assim a sua experiência após frequentarem um grupo local:

GL 01 [800x600].jpg

GL 02 [800x600].jpg

Paralelamente a estes dois projectos, a rede ex aequo também procura jovens que queiram contribuir para o crescimento da própria associação através dos seus conhecimentos mas não tenham a disponibilidade de deslocação ou à-vontade de falar em público que as actividades anteriores requerem. A associação organiza ciclos de cinema, um acampamento de Verão para jovens LGBTI, uma viagem à Serra da Estrela e para tal necessita de uma equipa que se dedique a apoiar todo o trabalho de organização e divulgação em áreas tão variadas como a tradução e criação de conteúdos audiovisuais até à gestão de redes sociais e organização de eventos.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 26 de Fevereiro e estão sujeitas às vagas existentes, preenchidas após um processo de selecção. Podes inscrever-te aqui.