Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Francisca Dias vence Hell's Kitchen Portugal

IMG_20210607_191852.jpg

É a primeira vencedora do programa Hell's Kitchen Portugal apresentado por Ljubomir Stanisic.

 

Francisca Dias tem 29 anos é abertamente lésbica, casada com outra mulher e ambas têm uma filha. É oriunda de Mação, mas reside em Lisboa. Apesar de ter uma licenciatura em Produção Alimentar em Restauração e ter trabalhado num restaurante com uma estrela Michelin estava actualmente desempregada devido à pandemia. Mas já não está, pois foi convidada pelo chefe Ljubomir para trabalhar com ele no restaurante Sem Maneiras, em Lisboa.

Foi pelos 14, 15 anos que teve a consciência de que seria lésbica. Assumiu-se aos 21 anos de idade e há sete meses casou-se com a mulher da sua vida. Têm uma filha de seis anos e sonham construir uma casa.

A imprensa dá conta de mais informações sobre Francisca que foi consagrada vencedora do programa de culinária este Domingo:
“Nessa altura vivia numa família católica, ia missa, era católica praticante. Lá na igreja dizem que Deus ama as pessoas e o que interessa é sermos felizes e estarmos bem, e isso era tudo o que eu pensava”. Para a Francisca, o importante é amar, não interessa quem. “Lá está, amor é amor. Amar uma mulher, um homem, um unicórnio, extraterrestre” pode ler-no no Holofote.

Francisca revelou logo no início do programa que era lésbica e considera que o importante é sermos nós próprios: “Ser lésbica e estar casada com uma mulher não tem problema nenhum no meu trabalho”. A jovem vai ainda mais longe e adianta: “Na cozinha não interessa como é que tu és, o que é que tu és. Desde que cozinhes e cumpras está tudo bem. Por isso, acho que é uma profissão onde é muito fácil sermos nós próprios”.

Francisca agradeceu ao chef Ljubomir, à família, aos amigos e à todos que a acompanharam nesta aventura. Revê o momento da vitória aqui.

O sonho de Francisca e da mulher Tânia Semedo é terem uma casa com varanda. Para já ambas têm uma marca de conservas e condimentos chamada Cisca Massala. Quanto a terem um restaurante com nome próprio ainda é cedo para decisões, um dos ingredientes que não pode faltar é o Amor: "uma coisa muito intimista, pequenina, onde consiga ter acesso aos clientes e em que a comida seja muito caseira e cheia de amor”.