Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

GAT defende que é necessário melhorar distribuição de presevativos

GAT.jpg

O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) propôs à Direção-Geral da Saúde que aumente de cinco para dez milhões o número de preservativos distribuídos gratuitamente por ano e que sejam disponibilizados "sem barreiras" em locais estratégicos, avançou a Lusa.

Na véspera de se assinalar o Dia Internacional do Preservativo, o GAT alerta para "a insuficiente distribuição gratuita de preservativos em Portugal". "Não obstante os esforços feitos, esta distribuição não responde àsnecessidades identificadas, em termos de quantidade e de locais de distribuição", afirma o GAT no mesmo comunicado.

"Continuamos a apelar para a necessidade de termos um Plano Nacional de Prevenção do VIH e de Doenças Sexualmente Transmissíveis que inclua os meios que serão alocados, entre eles, uma estratégia de distribuição de preservativos masculinos e femininos em locais de fácil acesso", prosegue o comunicado que destaca que existem dificuldades de acessoa preservativos nos hospitais públicos, nas escolas e nas prisões.

O GAT vai assinalar a data, queacontece na véspera do Dia dos Namorados, com rastreio do VIH, hepatites virais e sífilis e com a distribuição de preservativos e material informativo na Praça da Portela, em Almada. A cidade integra a iniciativa Fast-Track Cities - Almada sem sida.

 

Foto: Facebook do GAT