"Genuinamente Sobrevivente" de Cristiano Constantino
A nova obra do escritor brasileiro Cristiano Constantino, que conta com o carimbo da editora Cordel d’Prata, está disponível nas livrarias portuguesas desde o passado dia 3.
O autor, que já conquistou o público com o sucesso do seu primeiro livro (Causo de Quarentena) apresenta-nos agora uma reflexão profunda sobre temas como a transfobia, a homossexualidade e o contexto político e social português.
O título do livro remete-nos precisamente à ideia de que a sobrevivência verdadeira não é apenas um acto físico, mas também uma experiência emocional e psicológica. Ao longo de 92 páginas, Cristiano convida-nos a questionar o verdadeiro significado de sobreviver no mundo moderno e a forma como todos podemos encontrar um propósito, mesmo no meio de adversidades. A obra revela ainda um retrato vívido da experiência de ser imigrante, num período em que o cenário político em Portugal e na Europa gera inquietação.
O prefácio da obra é assinado pela escritora, jornalista e activista Iara Lemos, que contribui com uma análise enriquecedora sobre a profundidade dos temas abordados. Um dos pontos altos do livro é o poema "Chega", que, à luz do panorama político actual, se torna uma reflexão pertinente sobre os tempos de intolerância que se vivem em Portugal.
"Genuinamente Sobrevivente" é, assim, uma obra cativante e que promete gerar discussões pertinentes sobre a condição humana e social.
Páginas: 92
Maria Raposo