Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Grindr está a ser usado pela polícia para capturar gays no Egipto

grindr egipto

No início da semana, os utilizadores da aplicação Grindr no Egipto começaram a receber um alerta para que estivessem atentos a mensagens suspeitas. No país estão a ser detidos vários homens gays por parte da polícia que tem recorrido à aplicação para capturar os utilizadores através de perfis de outros utilizadores, entretanto detidos. 

Muitos utilizadores têm exposto este acontecimento nas redes sociais. Uma pessoa confessou  ter recebido “uma mensagem de voz que dizia que 28 gays foram presos pela polícia e depois  forçados a ligar aos seus amigos para que estes fossem presos também”. 

twitter1 (1).png

Após várias denúncias e mais de 150 pessoas detidas, a conhecida aplicação de encontros entre homens começou  a trabalhar com grupos locais de defesa das pessoas LGBTI+ de forma a formar e dar instruções de segurança aos utilizadores da app, mas também a pressionar os governos e organizações internacionais para fazer justiça e trazer protecção à comunidade LGBTQIA+ no Egipto. 

Para além desta app de encontros, a polícia egípcia está a usar outras redes sociais como o Whatsapp e  Facebook para organizar emboscadas contra a comunidade queer. Mesmo com o aumento da  visibilidade e da representação da comunidade no digital, os indivíduos LGBTI+ ainda enfrentam  opressão e violência por se expressarem. Esta não é a primeira vez que estas emboscadas acontecem no Egipto.

 

Rita Oliveira