Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Há um novo grupo de jovens transexuais FTM em Portugal

FTM Portuguese Trans Instagram.JPG

Nascido há menos de um mês na rede social Instagram o perfil Ftm's from Portugal partilha fotos, vídeos e informações de jovens transexuais portugueses que estão a efectuar a sua transição do feminino para o masculino.

Neste momento este grupo é constituído por 12 pessoas de Norte a Sul do país com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos, declaram ao dezanove.pt Tomás e Lucas, dois dos responsáveis pela criação do grupo.

Esta é uma forma de dar visibilidade às pessoas que estão a passar pela fase de transição FTM em Portugal entendem. Para além de uma conta pública de Instagram existe um grupo privado no Facebook. Ambas plataformas são úteis “de forma a esclarecer dúvidas pessoais, partilha de informação e comparação dos processos individuais” explicam.

“Esperamos que com a nossa partilha de informação e de fotografias a nossa comunidade ganhe mais visibilidade e deixe de ser alvo de transfobia por falta de informação” dizem os responsáveis na expectativa que esta adesão pública às redes sociais sirva para humanizar as pessoas trans. 

Os responsáveis não deixam de opinar sobre o projecto de lei da Esquerda parlamentar que pretende baixar a idade de mudança de sexo para os 16 anos: “é uma mais-valia pois muitos adolescentes apresentam disforia de género (transexualidade) desde muito cedo” referem.

A curto prazo está o interesse em estabelecer contactos com outras organizações LGBTI portuguesas para que os participantes do perfil @_portuguesetrans_ e a comunidade que representam ganhem maior visibilidade. O dezanove falou com oito pessoas deste grupo: Daniel Gonçalves (19 anos), André Alves (22 anos), Tomás Martins (18 anos), Rafael Brito (28 anos), Lourenço Granja (18 anos), Francisco Sampaio (22 anos), Renato Silva (23 anos) e Afonso Esteves (21 anos). Destes seis estão desempregados.

 

Publicidade: