Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica
Lançada em Janeiro deste ano, a segunda edição do livro "Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica", escrito pela professora doutora Ana Macedo (Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve), convida-nos a repensar termos que julgamos conhecer bem, mas que inúmeras vezes são usados de forma inadequada.
Trazendo-nos uma análise aprofundada, especialmente no que toca à especificidade de cuidados de saúde em pessoas com diversas identidades de género, o livro revisita literatura médica - apresentando várias histórias clínicas, exames objectivos e foco na epidemiologia e apresentação clínica de diversas patologias.
O livro conta com 11 capítulos, onde podemos encontrar tópicos como o olhar de Freud sobre a orientação sexual, o percurso até a despatologização da mesma e uma secção inteiramente dedicada a atletas transgénero. Podemos também tomar partido dos quizzes no final de cada capítulo - ou até mesmo do glossário final – para consolidarmos todo o conhecimento que Ana Macedo partilha connosco.
Com prefácio por Graça Freitas (ex-directora geral da DGS) e editado por edições Sílabo, esta obra é uma ferramenta valiosa não só para profissionais de saúde, mas também para educadores, pais e qualquer pessoa interessada em adquirir conhecimentos sobre um tema cada vez mais relevante, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Maria Raposo