Investigadores criam pen USB de rastreio ao VIH
Cientistas do Imperial College de Londres e da DNA Electronics criaram uma pen USB descartável que informa o estado do VIH em menos de 30 minutos.
Segundo o The Verge, este tipo de rastreio tem uma taxa de fiabilidade de 95% e pode ser usado em casa sem a necessidade de deslocação a uma unidade de rastreio. Para testar a funcionalidade do dispositivo, os investigadores testaram a 991 amostras de sangue e, em média, os resultados ficaram disponíveis em 21 minutos.
No caso de um resultado positivo o aparelho detecta a carga viral no sistema. Para tal é preciso picar o dedo, num processo semelhante à medição da glicemia em doentes com diabetes, e inserir gota de sangue na pen USB. A gota alterará os níveis de acidez do metal da USB, permitindo ao chip dentro do USB notar a mudança na acidez e transformá-la num sinal eléctrico. Por fim, liga-se a um computador ou a um dispositivo no qual o utilizador tem acesso ao resultado.
Este novo sistema traz benefícios para os portadores de VIH, podendo controlar independentemente os níveis do vírus no sangue, e saber se a medicação está a fazer efeito.
Mário Rui Domingues