Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Já existe vacina contra Monkeypox em Portugal

vacina monkeypox.jpg

A Direcção-Geral da Saúde informou esta semana da existência de uma vacina contra a transmissão viral do Monkeypox. Através de uma publicação de uma norma relativa à vacina, a DGS informa e recomenda que a vacina seja tomada num regime de pós-exposição, isto é, recomendada a pessoas identificadas como contactos próximos de casos notificados. Esta vacina permite assim, a prevenção de possíveis manifestações clínicas da infecção humana por vírus Monkeypox.

Ainda sobre a vacina, esta deve ser realizada nos primeiros quatros dias após o último contacto próximo com um caso, podendo esse período ir até 14 dias se a pessoa se mantiver sem sintomas. De modo a agilizar todo o processo de tomada da vacina, os contactos próximos deverão ser indicados após a notificação de um caso suspeito para que sejam contactos individualmente e, por isso, emitida uma declaração para a vacinação num dos pontos definidos por cada região de saúde.
Portugal, em complemento com a Comissão Europeia e a Autoridade de Preparação e Resposta Sanitária (HERA) recebeu 2700 doses da vacina contra a infecção humana por vírus Monkeypox. São distribuídas pelas diferentes regiões do país, de acordo com as necessidades específicas relacionadas com o perfil epidemiológico, que difere de região para região.
Esta medida foi desenvolvida pela Autoridade de Saúde Nacional/Direcção-Geral a Saúde, para o controlo do surto de infecção humana por vírus Monkeypox, em articulação com a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – INFARMED, I.P.

 

João Oliveira

 

1 comentário

Comentar