Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Jantar Indiscreto” e "SCROLL" os novos programas da RTP2 para combater o preconceito

RTP2 Jantar Indiscreto Scroll.png

Idealizado e produzido pela Muxima Bio, o programa televisivo “Jantar Indiscreto” estreia no próximo dia 16 de Setembro, às 23h, na RTP 2. O novo formato, com seis episódios, é apresentado pela activista e empresária de impacto social Myriam Taylor que, semanalmente, recebe quatro convidados para uma refeição sem tabus, antecedida de uma experiência social. Preparada para colocar preconceitos em pratos limpos.

Três dias depois é a vez de "SCROLL" com Diogo Faro e Bia Tavares (Djay Bee).

 

 

"Jantar Indiscreto vai pôr o país a digerir preconceitos"

Quem são os portugueses? De acordo com o nosso imaginário, qual a aparência de uma mulher cigana? O que é identidade de género? Que estilo de vida associamos a uma pessoa gorda? Numa relação lésbica, alguém tem de assumir o papel de homem? Será que reconhecemos outras formas de se ser politicamente activo para além da militância partidária? Se não existem raças como explicar a existência do racismo?
Cidadãos comuns, escolhidos aleatoriamente, respondem a essas e outras questões, formuladas ao sabor de crenças preconceituosas e digeridas durante um jantar, especialmente servido para combater a discriminação.
O menu inclusivo, idealizado e produzido pela empresa de inovação Muxima Bio, começa por trazer a lume estereótipos internalizados – através de perguntas que expõem vieses –, para depois juntar à mesa quem vive os preconceitos na pele.
É o caso de Maria Gil, actriz de etnia cigana, e também o de Sascha Joffre, médico negro, bem como o de Júlia Pereira, activista trans. São igualmente as situações de Alexandra Santos, mulher negra e lésbica, e de Simão Teles, que desde cedo enfrentou a exclusão pelo peso e pela orientação sexual.
Cada pessoa no seu lugar de fala, todas põem em pratos limpos, sem filtros nem tabus, as suas histórias de discriminação.
Assim se explica o conceito do “Jantar Indiscreto”, assinala a host Myriam Taylor, cofundadora e dreamer in chief da Muxima Bio, empresa de inovação que idealizou e produziu este formato televisivo.
“O nome do programa diz-nos que estamos perante um ambiente intimista e com verdade”.
Seis programas para seis preconceitos
A proposta está a “marinar” há cerca de ano e meio, revela a também activista e lobista, adiantando que a pandemia abrandou os planos de realização.
“O projecto, que julgo ser urgente, começou a ser desenhado quando entendi que a riqueza das conversas que eu promovia nos jantares em casa não se deveria cingir a esse espaço”, conta Myriam Taylor, que vê agora o formato ocupar um espaço na grelha da RTP2.
Dividido em dois momentos, o “Jantar Indiscreto” abre o apetite do telespectador com a experiência social de questionamento de estereótipos, encerrada com um encontro surpresa entre quem responde às questões e quem vive na pele os preconceitos.
Num segundo tempo, essas vivências servem-se à mesa, numa conversa com a anfitriã Myriam Taylor.
A novidade apresenta-se numa primeira série de seis episódios, preparada para nos ajudar a digerir igual número de preconceitos.
“Os temas que trouxemos nesta ronda são a ciganofobia, a lesbofobia, a questão da legitimidade de alguns corpos políticos, a transfobia, a gordofobia e, por fim, o racismo”, avança a dreamer in chief da Muxima, confiante na receita positivamente transformadora deste “Jantar Indiscreto”.
“O impacto que espero que possa vir a ter é, por um lado, e principalmente, de desconstrução de preconceitos, porque é disto que estamos a tratar e, por outro lado, de evolução, porque daqui também vão sair propostas que podem vir a ser acomodadas pelo Governo”.

 

 

SCROLL

Três dias depois é a vez do mesmo canal estrear o programa SCROLL.  Diogo Faro e Bia Tavares apresentam o novo programa da RTP2 aos domingos a partir das 18h30.

"Scroll" é uma abordagem desafiante e inovadora aos conhecidos formatos de talk show e debate, um cruzamento destes dois conceitos, que culmina numa plataforma de opiniões e ideias, da Geração Z para a Geração Z.

"Scroll" pretende criar um espaço onde se ouçam e conheçam as vozes desta nova geração.
São lançados debates sobre temas pertinentes e actuais, coordenados por dois apresentadores, Diogo Faro e Djay Bee, também eles jovens, Millennials ou Geração Z, que conduzem um debate interessante, dinâmico, recheado de diferentes perspectivas e confrontos de ideias. Alguns dos primeiros convidados vão ser Guadalupe Amaro e o Peter Castro.

 

3 comentários

Comentar