Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Luís Gonçalo e Alice: duas histórias comoventes e de superação

goucha tvi.jpg

O novo programa das tardes da TVI apresentado por Manuel Luís Goucha estreado há cerca de um mês tem sido profícuo em trazer histórias de vida de pessoas LGBTI. Apesar destes grandes testemunhos de vida, o programa não está totalmente isento de críticas.

Luís Gonçalo Martins trouxe a sua história de superação e coragem ao programa “Goucha” desta terça-feira. Luís recorda como lidou mal com a descoberta da sua homossexualidade, procurando refúgio na comida: “Percebi que minha sexualidade era diferente e comi até esquecer o assunto”. Luís chegou a pesar 182 quilos. Segundo ele se não tivesse um físico atraente não teria de se confrontar com a sua sexualidade e ter de justificar o porquê de não ter namorada. Depois de um aviso sério do seu médico decidiu mudar de hábitos e hoje é um bem sucedido instrutor de ginástica. Depois de uma depressão e de passar por uma obesidade mórbida, as imagens deste bem parecido jovem falam por si. Vê aqui o seu discurso inspirador.

 

Também Alice Duarte de 22 anos esteve ao lado do pai a contar a sua história de vida. Alice é transexual e mostrou quão importante foi ter o apoio dos pais para superar um percurso difícil como foi o da sua adolescência. Passou por um complexo processo clínico com revezes tendo sido tratada como tendo síndrome de Asperger, teve ameaças de pancadaria, de morte, chorou, mas também contou com o amor incondicional dos pais. Presente no programa, Carlos Duarte declarou com orgulho: “Conheço poucas pessoas tão resilientes como a minha filha”. No fim da entrevista Goucha não escondeu a emoção dirigindo-se ao pai de Alice:” Teria gostado muito de ter um pai como o senhor“.

 

Ainda há três semanas o mesmo programa mostrou uma história de amor nascida através da música clássica, mas separada por um oceano. Goucha teve em estúdio Luís Peças e João Paulo Ferreira, integrantes do projecto Viva La Diva que ficou em 2º lugar no Festival da Canção em 2017. Ainda no Brasil aos 16 anos João Paulo viu uma actuação de um contra-tenor na internet e pensou: "Este é o homem da minha vida”. Contactou-o e ficou sem resposta. Nove anos depois sem qualquer comunicação, é a vez de Luís contactar João sem saber desta história e o encontro dá-se. Estão juntos até hoje.      

 

Recorde-se, porém, que logo no ínicio deste mesmo programa Manuel Luís Goucha efectuou uma série de entrevistas mais intimistas a todos os candidatos presidenciais, incluindo ao candidato André Ventura. No programa de 7 de Janeiro, Goucha confrontou o candidato com as suas posturas radicais e contra a comunidade LGBTI. Perguntou directamente a Ventura se a homossexualidade o incomodava. Perguntou se Ventura o odiava por viver com um homem há 21 anos. Confrontou Ventura por se ter dirigido desta forma a José Castelo Branco “Mesmo em Nova Iorque, se eu ganhar as eleições, não te safas mais neste país!“, no Twitter.

 


Apesar de ter confrontado o político e até menosprezado a possibilidade de hipotética de Ventura chegar a ser presidente da República, o comunicador da TVI não se livrou das críticas nas redes sociais por ter dado palco a André Ventura num programa de entretenimento em que as respostas foram sempre politicamente correctas. No programa de televisão houve até tempo para surpreender Ventura com a sua coelha de estimação, ficando por desmontar por completo as suas ideias, consideradas xenófobas e de extrema-direita.