Jogador de futebol assume ser gay e primeira-dama congratula-o (vídeo)
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, congratulou publicamente esta segunda-feira através da sua conta oficial no Twitter o jogador de futebol americano Michael Sam, que horas antes assumiu ser homossexual.
O jogador, que neste momento frequenta a Universidade do Missouri, admitiu a sua homossexualidade numa entrevista concedida ao canal de televisão ESPN e ao jornal The New York Times: “Não tenho medo de dizer quem sou. Sou o Michael Sam, sou jogador de futebol e sou gay”.
Logo após a entrevista a Liga Nacional de Futebol norte-americano, a NFL, emitiu um comunicado enaltecendo a coragem de Michael Sam e sublinhando que qualquer jogador com “determinação e talento” pode ter êxito independentemente da sua orientação sexual.
Michael agradeceu na sua conta oficial do Twitter o apoio dos fãs e o apoio das entidades desportivas e revelou estar “orgulhoso” por poder contar a sua história, a sua “verdade”.
Esta revelação foi efectuada num momento em que se escolhem os jogadores que irão frequentar as 32 equipas da Liga Nacional de Futebol norte-americano. Se Michael for seleccionado será o primeiro jogador assumidamente homossexual da NFL.
Uma das reacções de apoio com mais destaque veio assinado pela própria primeira-dama dos EUA que também no Twitter lhe endereçou a mensagem: “És uma inspiração para todos nós, @MikeSamFootball. Não poderíamos estar mais orgulhosos da tua coragem, dentro e fora do campo. -mo“.