Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Jovem alvo de vários ataques transfóbicos no centro de Coimbra

coimbra.png

Um rapaz de 17 anos relata ter sido vítima de ataques transfóbicos por parte de três homens em Coimbra.

As agressões terão ocorrido pelas 22 horas, na avenida Emídio Navarro, perto do Parque Verde. Segundo disse à Lusa Gonçalo Rafael (que está a fazer o processo de transição de género feminino para o masculino no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), as ameaças e injúrias começaram na rede social Instagram, assim que assumiu o processo de mudança de sexo.
O pior aconteceu entre este Sábado e segunda-feira. Segundo Gonçalo Rafael, no sábado, ocorreram os primeiros ataques, no Parque Verde, às 16h30, quando três homens o abordaram e começaram a dar-lhe murros e pontapés. "Fiquei com dois olhos negros, uma costela dorida e o nariz também", contou à Lusa, referindo que os ataques apenas acabaram quando duas raparigas vieram em sua defesa. Na altura, não apresentou queixa na PSP por medo.
Ainda de acordo com Gonçalo Rafael, na segunda-feira, quando ia a caminho da casa da irmã, na zona do Parque Verde, voltou a confrontar-se com os três indivíduos que voltaram a bater-lhe e cuspiram-lhe para a cara, enquanto diziam: "És uma vergonha para a sociedade. Vais morrer". Nesta segunda agressão, os atacantes ainda lhe puxaram as calças para baixo, mas surgiram dois rapazes que estavam a correr naquela zona e que acabaram por chamar a polícia, descreve a Lusa.
O Comando da PSP de Coimbra assegura que está empenhado em encontrar os agressores. Gonçalo Rafael publicou no Instagram fotografias com os olhos negros, o nariz ensanguentado e marcas de agressões no tronco.
Há cerca de um ano Coimbra foi palco de uma agressão homofóbica em pleno centro comercial.