LASTESIS visitam Portugal na Bienal de Artes Contemporâneas
A associação cultural Boca, responsável pela organização da bienal de artes contemporâneas de nome homónimo, com actividade regular na cidade de Lisboa e com extensão em tantas outras cidades nacionais e internacionais, regressa com uma terceira edição, sob o desafio Prove You are Human, nas cidades de Lisboa, Almada e Faro.
Colocando as artes visuais, as artes cénicas, a performance e a música em diálogo, a bienal BOCA decorre entre 3 de Setembro a 17 de Outubro, numa programação artística que combina relações entre mais de 40 artistas nacionais e internacionais, sob diferentes projectos que se apoiam em processos de produção, criação, plurais e sustentáveis.
Quase no fim desta terceira edição, a 13 de Outubro, a bienal presenteia-nos com a presença do coletivo activista e feminista chileno LASTESIS, internacionalmente conhecido pela performance “Un Violador en tu Camino", replicada em mais de 50 países, incluso Portugal, trazendo à cidade de Almada, Praça da Liberdade, uma nova encenação colaborativa feminista, com a participação de 80 mulheres de diferentes dissidências, idades e formações.
Uma performance que pretende funcionar como plataforma de denúncia de algumas problemáticas que são globais e procura abordar a reivindicação ao direito de uma vida livre de violência, num contexto de colonização e extrativismo político, com referência a autores feministas como Judith Butler e Paul B. Preciado.
Para isto, a BOCA Associação Cultural, divulga o Open Call para o laboratório criativo com as LASTESIS, a decorrer entre os dias 10, 11 e 12 de Outubro, também em Almada e, que vai culminar na performance de 13 de Outubro.
O workshop é gratuito e as inscrições estão abertas aqui.
Mais informações em www.bocabienal.org/evento/resistencia/
Daniel Santos Morais