Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lembram-se da Daniela e da Isabel? A sua filha acabou de nascer

nascimentoBabyL.jpg

Leonor nasceu esta segunda-feira, cheia de saúde e amor para dar e receber, para grande alegria de amigos e familiares, em especial das mães, Isabel e Daniela.

Isabel e Daniela são o terceiro casal em Portugal a engravidar através da maternidade partilhada e o primeiro a falar publicamente de todo o processo.

A maternidade partilhada consiste em retirar os óvulos de um dos elementos do casal, fecundar em laboratório com esperma de um dador e depois colocar o embrião no útero da companheira. É uma fertilização in vitro, logo com uma taxa de sucesso superior à inseminação artificial. Com esta opção, Isabel e Daniela puderam passar pela maternidade no seu pleno.

“Começámos os tratamentos em Agosto de 2016, em Espanha, onde fizemos duas inseminações artificiais sem sucesso. Entretanto o acesso à procriação medicamente assistida tornou-se legal em Portugal para casais do mesmo sexo. Foi aí que descobrimos a Ferticentro, em Coimbra, onde fizemos a nossa terceira inseminação. Tendo dado negativo novamente, os médicos sugeriram que avançássemos para uma técnica de fertilização in vitro. Além disso, falaram-nos do método ROPA (fertilização recíproca) ou mais conhecida como maternidade partilhada”, contou o casal, em Abril, em entrevista ao dezanove.pt.

 

Sofia Seno

 

1 comentário

Comentar