Língua sueca passará a incluir pronome neutro para designar pessoas trans
O pronome "hen" passará oficialmente a designar pessoas transgénero naquele que constitui um passo importante pelo respeito e reconhecimento da diversidade na Suécia.
Entra em vigor no próximo dia 15 de Abril o novo Dicionário Oficial da Suécia. Nas mais de 13 mil novas palavras que a revisão contempla existe uma palavra que passará a ser o pronome das pessoas transgénero.
O pronome “hen”, que já existe na língua sueca desde os anos 60 e é usado para designar, por exemplo, palavras vindas de outros idiomas ou pessoas sem referir o género, passará a estar a par do pronome masculino “han” e do feminino “hon”.
Sven-Göran Malmgren, editor chefe do Dicionário Oficial da Língua Sueca (SAOL), admitiu que a Academia hesitou em adicionar o pronome “hen” à lista de palavras e que o debate levou vários anos.
"Para os que usam o pronome [hen], obviamente é um elemento de força que agora esteja incluído no dicionário" disse Sture Berg, um dos editores que contribuiu para a revisão do dicionário que ocorre a cada dez anos.
Em 2012, o pronome em causa gerou um aceso debate no país quando um editor livreiro decidiu incluí-lo num livro infantil substituindo os pronomes “han” e “hon”.
No dicionário, que entra em vigor daqui a menos de duas semanas, o pronome "hen" terá duas acepções. A primeira quando o género é desconhecido ou irrelevante, e em segundo lugar, como o terceiro género.