Lisboa Poolsharks vencem nos Eurogames de Viena
Foi a única equipa portuguesa presente nos Jogos LGBTQIA+ Europeus
Decorreu nos dias 17-21 de Julho a XXI edição dos Eurogames (a maior competição de desporto LGBTQIA+ da Europa) em Viena, Áustria, sob o mote #EmbraceDiversity. Estiveram em prova mais de 4000 atletas de mais de 50 nacionalidades de países de todo o mundo, entre as quais os Lisboa Poolsharks como única equipa representante de Portugal. A equipa de natação portuguesa, orientada pelos treinadores Paulo Figueira e Cláudia Machado, e cuja comitiva contou com 14 atletas ficou no top10 num universo de 83 equipas e bateu vários recordes nacionais de que já era titular.
Na competição organizada pela EGLSF (European Gay & Lesbian Sport Federation) destacaram-se os atletas Humberto Salustiano, David Pereira, João Carvalho e Filipe Gonçalves nos 4x200 Livres Masculinos com o tempo de 9:14.72 na Categoria 2; os atletas Bruno Silva, Luís Oliveira, Carlos Fujão e Luís Pinto com o tempo 11:25.68 na Categoria 3 da mesma prova; Catarina Bargado, Mariana Duarte, Tiago Freire e Nuno Rodrigues na prova de 4x200 Livres Misto na Categoria 2 com o tempo de 11:02.51; e ainda Bruno Saez, Carlos Fujão, Mariana Duarte e Catarina Bargado nos 4x100 Livres Misto na Categoria 3 com o tempo de 5:19.21.
Os Lisboa Poolsharks são uma equipa de Natação Master inclusiva, inserida na associação sem fins lucrativos All Together 4 Sports, que promove a inclusão e diversidade, através do desporto, de atletas, independentemente da sua orientação sexual, origem étnica, religião, género, grau de performance desportiva ou capacidade financeira. Nos últimos campeonatos nacionais tem-se destacado sempre com honrosas classificações entre as primeiras 8 equipas nacionais dentro de um universo de mais de 70 em competição. O clube que neste ano de 2024 celebra 10 anos desde a sua fundação conta actualmente com 70 atletas e continua em ampla expansão e sustentado crescimento, promovendo e actuando nas áreas da diversidade, equidade e inclusão no desporto.
Fonte: All Together 4 Sports