Lisboa recebe 42 países no Festival Eurovisão da Canção 2018
Esta terça-feira foram apresentados mais detalhes do próximo Festival Eurovisão da Canção (ESC) que se irá realizar em Lisboa em Maio de 2018.
“All Aboard!” (“Todos a bordo”) é o slogan da edição de 2018. Com esta mensagem pretende-se levar a comunidade internacional a celebrar a Europa e a música a partir de Lisboa, o centro das rotas marítimas mais importantes do mundo. A este slogan está associado um logotipo principal com 12 variações gráficas que representam a diversidade de Portugal que sempre ligou a Europa ao Mundo através do seu oceano. Estas variações representam diversidade, respeito e tolerância e serão criativamente adaptadas à comunicação do evento.
Na 63ª edição do ESC estarão representados 42 países. A Rússia está de volta depois de um interregno na Ucrânia. A Suécia alcança as 60 participações. A Austrália volta a participar. A lista completa de países pode ser vista aqui:
Os primeiros bilhetes para o Festival da Eurovisão 2018 serão postos à venda ainda este mês. A venda de bilhetes será efectuada de forma faseada para as semi-finais agendadas para 8 e 10 de Maio e para a final de dia 12 do mesmo mês.
“Nós estamos extremamente satisfeitos com o tema criativo e os logotipos para o concurso deste ano, que refletem a história de Lisboa e realçam os valores fundamentais da Eurovisão, incluindo a diversidade. O oceano liga-nos a todos, e a sua variedade pode servir de inspiração a cada uma das 42 televisões participantes que esperamos ver em Lisboa no próximo mês de Maio.” – Jon Ola Sand, Director Executivo do Festival Eurovisão da Canção / EBU.
A tradicional “Red Carpet” passa a designar-se “Blue Carpet” e está agendada para dia 6 de Maio junto ao MAAT e ao Museu da Eletricidade. Como já anunciado no dezanove.pt A Eurovision Village estará localizada na Praça do Comércio entre 4 a 13 de Maio, das 15:00 às 23:00 sendo um espaço destinado ao grande público de acesso gratuito, com concertos, ecrãs gigantes e animação.
O maior espetáculo de música do mundo será organizado pela primeira vez em Portugal e fica a cargo da RTP em colaboração com a EBU (União Europeia de Radiodifusão)
Fontes: RTP e Eurovision