Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Luta pelo alargamento da PrEP começa a ganhar forma

 

prep.jpg

Esta segunda-feira decorreu uma acção de protesto em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, que marcou o lançamento da campanha pública "Um Bom PrEPTexto". O objectivo é denunciar a ausência de uma estratégia nacional de combate às infecções sexualmente transmissíveis e reivindica a implementação célere da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

Durante a acção foram distribuídas à população "rifas" de uma "Lotaria da Sorte" que ridicularizava o anúncio recente, que o dezanove deu conta, de que numa fase inicial a PrEP estaria disponível a apenas 100 pessoas.

Foi também divulgado e entregue no Ministério da Saúde o texto da petição "Um Bom PrEPTexto", cuja recolha de assinaturas arrancou entretanto. O texto exige a “PrEP sem demoras, com recurso a entidades de base comunitária. Para quem a procure, para quem precisa, sem excluir pessoas migrantes indocumentadas. O combate à serofobia e à discriminação em relação às pessoas que vivem com VIH. Mas também à iliteracia da população em geral sobre VIH e à discriminação de quem vive sexualidades menos normativas”.

 

Foto: Facebook da página Um Bom PrEPTexto