Maioria não se vacinou contra a hepatite A
As primeiras notícias sobre o surto de hepatite A em Portugal surgiram no fim de Março.
O surto estava a afectar não só Portugal, mas vários países europeus. Informações davam conta que a vacina contra a hepatite A se encontrava em ruptura. Depois de várias normas emitidas pela Direcção Geral de Saúde e críticas à falta de acção rápida por parte da DGS, as autoridades de saúde disponibilizaram a vacina de forma gratuita em centros de saúde e em acções de rua, num momento em que a hepatite A estava a condicionar os comportamentos sexuais.
Um mês depois dos resultados do nosso primeiro inquérito decidimos saber através de um novo inquérito qual a posição dos leitores do dezanove face à vacinação:
A maioria (40%) optou por não se vacinar. 33 por cento dos inquiridos já se vacinou e 27 por cento não sabe se já está vacinado. Estes resultados são de um inquérito online, promovido pelo dezanove, onde participaram 220 pessoas.
A próxima campanha de vacinação pública contra a hepatite A decorre este Sábado, 24 de Junho, entre as 18h00 e as 24h00, no Arraial Pride, em Lisboa. Não é necessária receita médica nem quaisquer documentos. A vacinação é gratuita. O surto de hepatite A está a diminuir mas ainda não terminou.