Marcha inédita em Setúbal pela felicidade abrange questões LGBTI
A celebração da Felicidade, enquanto celebração dos Direitos Universais, da Igualdade e da Diversidade levou à realização da primeira Marcha sobre o tema na cidade se Setúbal. Na organização estão várias associações e colectivos, entidades públicas e privadas.
A ideia nasceu na Associação de Estudantes da Escola Secundária Lima de Freitas que lançou o desafio à SEIES e ao projecto Jovens Impulsionador@s para apoiar na sua co-organização com a comunidade local e na definição coletiva deste evento.
A marcha iniciou pelas 11 horas e terminou pelas 13 horas, atravessando a principal artéria da cidade sadina, a Avenida Luísa Todi, e terminando na Praça Bocage.
Destaque para a presença dos alunos de seis escolas setubalenses do ensino secundário que marcaram presença oficialmente. Diogo Mendes, presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Lima de Freitas explica ao dezanove.pt que “esta marcha surgiu da ideia de juntar as mais variadas lutas sociais, tais como: direitos LGBTQIA+, anti-discriminação racial, direito à mobilidade, anti-discriminação de pessoas portadoras de doenças ou deficiências, ecologia, anti-discriminação pela idade, etc. no fundo englobamos tudo o que está relacionado com o direito a ser feliz”.
A marcha juntou 300 pessoas que celebraram a vontade de um desenvolvimento social que se revista de valores e princípios como a partilha, a sustentabilidade ambiental, a igualdade, a solidariedade, a valorização da vitalidade comunitária e da sua qualidade de vida, a valorização mútua numa celebração da diversidade e dos direitos universais.
Todos os acontecimentos LGBTI do ano para consultar na nossa Agenda.