Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha pelo fim da violência contra as mulheres em Lisboa

Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres - foto: Inês Costa Monteiro

Realizar-se-á esta sexta-feira, dia 25 de Novembro, a 6.ª Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Várias organizações convocaram a marcha que partirá da Praça do Comércio, pelas 18h00, em direcção ao Rossio, em Lisboa.

 

Sob o mote “Pela eliminação da violência contra as mulheres, quebra o silêncio!” várias associações de defesa dos direitos das mulheres vão percorrer as ruas da capital para alertar para a violência doméstica e desigualdade de género. As associações apelam a que mais pessoas se juntem a esta marcha.

Em comunicado enviado às redacções pode ler-se que “o combate à violência contra as mulheres é uma responsabilidade colectiva. O envolvimento de todas e de todos é fundamental para combater as causas desta violência, eliminar todas as discriminações que a potenciam como o sexismo, a lesbofobia, o racismo e a xenofobia, entre outras, e promover a transformação das mentalidades que ainda legitimam socialmente os actos de violência contra as mulheres”.

As 16 associações subscritoras onde se incluem, por exemplo, a UMAR, a Capazes ou Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, denunciam a violência contra as mulheres como um atentado aos direitos humanos e exigem investimento na prevenção e na intervenção primária para a construção de uma cultura de prevenção da violência contra as mulheres, de combate ao sexismo e de efectiva igualdade de género; financiamento para permitir apoiar as vítimas de violência sexual; promoção de uma intervenção não sexista e mais eficaz da Justiça para que as vítimas de violência doméstica e de violência de género não sofram uma dupla vitimização.

 

Paulo Monteiro

Foto: Inês Costa Monteiro

Recorda a edição do ano passado num trabalho fotográfico de Inês Costa Monteiro aqui.