Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Maria Venes: "No vosso livro ninguém vos vai dizer o que podem ou não dizer ou fazer"

Desejo Incontrolável livro Maria Venes.jpg

“Desejo Incontrolável” é o título do primeiro livro de Maria Venes, uma estreia no mundo literário com um romance LGBT escrito em português. Com um ponto de partida inspirado numa experiência pessoal, a autora conta-nos a história de Maria, uma aluna Erasmus que vai estudar para a Holanda. Sem entrarmos em “spoilers”, o resto é ficção numa narrativa que fala de desamores mas essencialmente de amor. Sentámo-nos com Maria Venes para conhecermos um pouco mais do seu universo literário.

 

dezanove: Quem é a Maria Venes enquanto autora de ficção LGBT?

Maria Venes: A autora Maria Venes é uma apaixonada por literatura desde muito nova que gosta de ler e que já há algum tempo que escreve por prazer, é uma forma de descontracção libertadora para a mente. Enquanto escrevo exploro o outro lado de mim mesma e recordar alguns acontecimentos engraçados.

 

Como surgiu a ideia para este livro? Fala-nos um pouco da história do "Desejo Incontrolável".

Na verdade não sei bem como surgiu. Comecei a escrever e de repente tinha a história toda no papel, não sabia bem o que fazer com ela e fui enviando a amigas para lerem, gostaram e isso motivou a terminar o livro. No momento em que não tive de o fazer, fiz o que mais gosto, terminei esta história.

“Desejo Incontrolável” conta a história de uma jovem estudante Erasmus, tudo vivido com muita intensidade, Maria deixa-se levar pela paixão e descobrir um novo mundo.

“Desejo Incontrolável” fala de desamor, mas principalmente de amor, entre amigos, entre pessoas do mesmo sexo, fala do conflito interno que muitas pessoas vivem, quando inevitavelmente decidem não seguir o padrão e se deixam surpreender pelo inesperado e pela espontaneidade da vida.

 

Uma vez que a narrativa parte de uma experiência pessoal quão da história é ficcional e quão é real?

Ao longo da história existe muitas situações inspiradas em vivências minhas, nomeadamente a experiência da residência na Holanda que existiu no espaço e no tempo, todas as personagens existem tal como as descrevo.

 

Maria Venes Desejo Incontrolável.jpg

De algum modo achas que o título "Desejo Incontrolável" é representativo de um certo estado latente quando alguém vive "dentro do armário"?

A inspiração do nome vem de uma personagem, mas sim penso que o nome desejo incontrolável representa bem aquilo que as pessoas sentem quando se sentem atraídas por pessoas do mesmo sexo em alguma parte das suas vidas. É um desejo natural que quando se deixa de tentar controlar, "saímos do armário".

 

Do teu conhecimento como descreves o espaço literário LGBT português?

Espaço LGBT em português é pequeno e tímido, talvez por receio de  um autor se expor. Não existem muitos livros desta temática se compararmos com literatura LGBT em Espanha por exemplo. Continuamos a ter apenas livros de sexualidade, pouco explícitos desta temática talvez para não se restringir a um único público.

 

Que conselhos tens para os leitores do dezanove que também queiram escrever um romance LGBT em português?

Simplesmente escrevam, é uma experiência incrível. No vosso livro ninguém vos vai dizer o que podem ou não dizer, fazer, etc. É criar algo a teu bel-prazer, é contar algo aos teus amigos que não terias outra forma ou momento ideal, é uma partilha com a família LGBT.

Com uma pequena dose de loucura e uma pitada de coragem saiu o “Desejo Incontrolável”.

 

O final da história fica em aberto, está nos teus planos uma sequela?

(Risos) Essa é a grande pergunta, quem sabe um  dia…

 

Estás a trabalhar num novo livro?

Estou a escrever uma nova história actual, intensa viciante. Estive recentemente sem emprego e isso mostrou-me outro lado da vida, senti-me a caminhar contra o vento, e reagi trabalhando na dor que senti, comecei por dar aulas de português a estudantes jovens em troca de aulas de inglês e entrei no mundo deles, rejuvenesci, cultivei-me e viajei sem sair de cá.

 

Onde podem os nossos leitores encontrar o teu livro?

Na Chiado Editora principalmente, porque é aí que o autor consegue receber a pequena fatia que lhe cabe da sua obra.

 

 

Vamos sortear um exemplar do livro "Desejo Incontrolável" entre os nossos leitores. Fica atento ao Facebook do dezanove.