Ministério da Saúde diz que proibição de doar sangue é para manter

O governo não pretende mudar os critérios de forma a que os homossexuais e bissexuais possam ser dadores de sangue, apesar de, em 2010, a Assembleia da República ter aprovado uma resolução em que eram pedidas medidas que pusessem fim à discriminação.
O Ministério da Saúde acrescenta que "uma esmagadora maioria dos países nega a estes indivíduos a possibilidade de dádiva". Além disso enumera alguns exemplos de países com limitações semelhantes às existentes em Portugal, como a Áustria, Bélgica, Dinamarca, EUA, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega e, até há pouco tempo, o Canadá. São "países conhecidos pelo rigor científico da sua investigação e cuja convergência de posições dificilmente resultaria simplesmente de uma atitude conservadora ou preconceituosa", refere a mesma missiva.
O tema foi recentemente abordado na telenovela "O Beijo do Escorpião" da TVI, onde o casal homossexual teve de omitir a sua orientação sexual de forma a que pudesse doar o seu sangue para tentar salvar outra personagem da novela.