Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Mistérios de Pabllo Vittar (com vídeo)

pabllo-vittar-na-capa-do-album-noitada-1024x683.jpg

Novo álbum de Pabllo Vittar, de nome Noitada, aposta na incerteza, da primeira à última música 

 

Noite traz incerteza, também festa. Diversão nesta hora depende de um pouco de astúcia – diz sem necessidade dizer – a proposta ao menos da própria suspeita, afinal nem tudo que parece, é; como as luzes artificiais das pistas iluminadas ou pavimentadas. Com sagacidade dos mistérios, de cantor e de drag queen, idem as letras de duplo às vezes de triplo sentido, Pabllo Vittar comanda a fuleragem (termo de provável origem da região nordeste do Brasil, que em seu leque de significados, sobretudo cabe modéstia), além do entretenimento garantido. Em parte, assemelha a própria relação das cores da nossa comunidade no mundo, enfrentando preconceitos, atravessando violências, equilibrando desafios, recomendando novidades, aproveitando prazeres.  

O álbum Noitada (2023) de Pabllo Vittar abarca dois lados, que orientam tal potente presença no show business, o clima de balada e a informalidade do carnaval brasileiro, por meio da arte e da marca, para todo o planeta, com minutagem frenética de 11 canções. Nas músicas mais voltadas às pistas das casas noturnas da obra, são polidas e “impolidas” em uma sonoridade de muita extravagância e beleza, à medida que no carnaval, o Brasil apresenta todas suas explosões de sabores e de tatos. A música, via de regra, ajuda as pessoas em momentos fácies e difíceis, sendo assimilada nas lutas das várias correntes dos direitos humanos do século passado, inclusive por manifestações desencadeadas da Rebelião de Stonewall. 

Uma máquina desencadeadora de feats, Pabllo Vittar coleciona mais acertos do que erros em sua fila de eps e álbuns, ou seja frequente apresenta uma nova seleção de músicas autorais e remixadas, assim superou os trabalhos anteriores, Batidão Tropical (2021) e 111 (2020). Em Noitada, a maioria das faixas são duos, entrecortados por ritmos regionais ao passo que globais, com Gloria Groove, Mc Carol, Anitta, O Kannalha, Mc Tchelinho, DJ RaMeMes; apenas as músicas, Cadeado e Derretida, além das deliciosas e saideiras, Culpa do Cupido e After, que a voz solo de contratenor distribui todo intenso falsete da festa noturna. A duração do álbum possui coerência, com a própria temática desenvolvida, igual qualquer pessoa, na dança pela dança. 

Entrementes presença, cada vez maior da inteligência artificial na feitura e rotatividade das músicas do mundo, os arranjos musicais têm influências asiáticas do k-pop. Do atual álbum de Pabllo Vittar, o principal efeito causado, fica nestas percepções das festas da noite, que replicam como um mesmo quadro, ora vídeos ora fotos – apesar das novas sensações e dos novos corpos, das novas percepções e dos novos produtos. No mundo da música pop do Brasil e do exterior, inúmeros artistas de vários gêneros e sexualidades, fizeram/ fazem álbuns musicais, com o tema da noite e da festa, as principais particularidades do trabalho do artista nascido em meados da década de noventa no estado brasileiro do Maranhão, consistem o manejo excepcional das letras e de uma voz límpida. Os mistérios e as festas de Pabllo Vittar, apenas começaram!

 

Diogo Mendes, no Brasil. 

Diogo Mendes* é escritor e jornalista. Colabora para mídia brasileira e portuguesa. Tem lançado o livro de poemas, “emboloração”(2020) pela editora Chiado Books.

Foto: Divulgação/@gabrielrenne

 

1 comentário

Comentar