Mulher de 99 anos bate recorde do mundo nos 100 metros em competição gay (com vídeo)

Ida Keeling, que já é tetra-avô, tornou-se a primeira pessoa no mundo a completar uma prova internacionalmente certificada de 100 metros sprint na categoria 95-99 anos de idade. A conquista decorreu durante os Gay Games, que estão a decorrer em Cleveland (EUA) até este Domingo.
Ida Keeling, de 99 anos, vestiu umas calças de licra e calçou uns ténis e terminou a prova em 59,8 segundos, um pouco distante do recorde mundial na posse de Usain Bolt que tem a marca de 9,58 segundos. Mesmo assim, na sua faixa etária Ida Keeling é a detentora do título.
Esta foi a primeira prestação de Ida Keeling nos Gay Games. A prova desportiva começou em San Francisco no ano de 1982. A sénior Keeling até brinca com a idade das participantes mais novas: “Sinto-me muito mais nova do que elas”, pode ler-se no site Pink News. À mesma publicação, a filha de Ida, Shelley Keeling declarou: “A minha mãe é fantástica, até eu ficou surpreendida e tenho de admitir. É um ser humano notável.” Segundo a filha, a mãe encara os Gay Games “como uma outra corrida qualquer”. Este não é apenas o primeiro recorde de Ida Keeling. Em 2011 bateu o recorde dos 60 metros sprint com o tempo de 29,86 segundos.
Antes da prova, a atleta referiu: “Sinto-me fresca como uma alface. Sinto-me agora mais nova do que quando tinha 30 ou 40 anos. Sentia-me bem e leve e disse: ‘Isto é mesmo para mim. Todos os anos se me sinto bem, lá vou eu!'”