Mulher Transexual adere à campanha #cockinasock
A campanha #cockinasock, que tem vindo a fazer sucesso nas redes sociais, com a participação de vários homens, na luta contra o cancro do testículos, ganha uma nova perspectiva com a participação de uma mulher transexual.
A campanha surgiu no Instagram e em outras redes sociais, com um conjunto de fotos de homens nus, apenas com uma meia a cobrir o seu pénis e testículos. Para fugir à norma, a canadiana Samantha Lauzon decidiu publicar as suas fotos, nua, e com uma meia a cobrir o seu pénis e testículos, com o propósito de dar visibilidade ao transgenerismo e transexualidade.
O objectivo de Samantha foi alertar para o binarismo existente na sociedade, mesmo quando se fala de doenças como o cancro. A imagem de que o cancro dos testículos ou da próstata afecta apenas homens cisgéneros (contrário de transexuais) levou a canadiana a tomar esta “decisão importante de permitir a mim mesma expor-me desta forma”. “O me levou a tomar este passo foi a falta de atenção ou até referência a mulheres trans que têm cancro da próstata e testículos”, refere a activista LGBT, que procurou “dar luz e criar uma diálogo que possa ajudar a salvar a vida de alguém”.
Apesar dos tratamentos hormonais reduzirem as probabilidades de cancro – no caso dos transexuais que fazem este tipo de tratamento – o risco continua a ser existente.
André Faria