Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Mundial do Catar: ILGA Portugal promove jogos seguros para as pessoas LGBTQIA+ 

lgbt qatar

A ILGA Portugal entra em campo pela segurança das pessoas LGBTQIA+ no Catar e promove a iniciativa Pride Stands (Bancadas Pride em português) em parceria com a COMON, o Studio Nuts e o apoio da comunidade gamer, tendo como embaixadora Raquel Martinho, bicampeã nacional de FIFA.

 

A ideia passa por colocar streamers a jogar FIFA no Twitch, à boleia do espírito do Mundial de Futebol Masculino, mas em estádios nos quais as cores do arco-íris podem entrar. Para tal, foram desenvolvidas imagens de estádios virtuais repletos destas cores, que estão disponíveis para qualquer streamer que as queira usar como background enquanto joga – e também para qualquer pessoa que as queira usar em contexto de reuniões online. 

O Catar é uma escolha polémica para a realização deste Mundial por vários motivos e a discriminação e criminalização das pessoas LGBTQIA+ é um deles. Exemplo disso é o facto de a homossexualidade ser ilegal de acordo com o Artigo 296 do código penal do Catar, que proíbe relações íntimas e consensuais entre pessoas do mesmo sexo, e os relatos de vidas das pessoas trans continuadamente ameaçadas. Apesar das garantias da FIFA de que todas as pessoas seriam bem-vindas, este Mundial não se tem mostrado um evento seguro. Foram denunciadas detenções arbitrárias e violentas de pessoas com base na sua orientação sexual e identidade de género, com a promessa de libertação se aceitassem submeter-se a práticas de conversão. A utilização de cores arco-íris foi até reprimida nos estádios. Nenhuma pessoa fã de futebol deveria ter medo de mostrar as suas verdadeiras cores num jogo. Um arco-íris deveria representar orgulho, nunca medo. 

Se a única maneira de uma comunidade estar segura é em “formato online”, algo está mal no “formato offline”. Num momento em que todos os olhos estão no Catar, a ILGA Portugal amplifica a sua mensagem de reivindicação dos Direitos Humanos criando as únicas bancadas plenas de orgulho, reforçando o espírito de celebração do futebol e devolvendo ao Mundial a dimensão de diversidade que a FIFA fez questão de quebrar. 

Screenshot 2022-12-05 at 10.38.05.png

A iniciativa Pride Stands pretende, ainda, amplificar o trabalho da equipa Proud Maroons, o primeiro grupo de apoiantes LGBTQIA+ de futebol no Qatar. Embora não possam demonstrar o seu apoio arco-íris no país, formam uma comunidade global de pessoas LGBTQIA+ e aliadas que lutam por um futebol mais inclusivo no Qatar. Os Pride Stands surgem numa tentativa de mobilizar as pessoas a tornarem-se elas próprias Proud Maroons e a saberem como apoiar as várias frentes de atuação deste grupo, para que continuem a apoiar a comunidade LGBTQIA+ catariana, mesmo depois do último apito neste Mundial 2022. 

No link pridestandsinqatar.com é possível saber mais sobre a campanha e descarregar as imagens dos #PrideStands.

 

Fonte: Ilga Portugal