Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Natação: Portugal representado nos EuroGames

EuroGames2021_FacebookPost3.png

Entre os dias 18 e 21 de Agosto de 2021 realiza-se em Copenhaga, na Dinamarca, e em Malmo, na Suécia, a décima oitava edição dos EuroGames - o maior evento desportivo da Europa, dirigido a atletas, artistas, músicos, entre outras pessoas associadas ao mundo LGBTI+.

Os EuroGames estão abertos a todos que desejam participar, independentemente do sexo, idade, raça, identidade de género ou orientação sexual. Este evento reúne pessoas não só da Europa como de todo o Mundo, sendo que muitos participantes chegam de países que criminalizam a homossexualidade. Esta edição conta com mais de 2.000 participantes oriundos de 50 países, que competem em 22 modalidades. 

Estes jogos pretendem combater a discriminação e defender o direito de envolvimento no desporto, política e cultura independentemente da orientação sexual, género, religião, idade, origem étnica, inclinação política ou habilidade artística/desportiva.    

Mais uma vez, uma delegação portuguesa, devidamente organizada pela Associação Desportiva BJWHF Sports Club, irá participar nos campeonatos em representação efectiva de Portugal.  

A comitiva nacional irá contar com quatro atletas (Álvaro Cardoso, João Boavida, Pedro Marino e Sven Stellan Abrahamsson) que vão competir nas competições da modalidade de Natação.

Os EuroGames (Campeonato Europeu Multi-Desportivo LGBTI) nasceu após a segunda edição dos Jogos Gay Games realizados em San Francisco, em 1986. Os EuroGames começaram em pequena escala com o objectivo de apoiar os atletas LGBTI bem como a necessidade de interagir com associações e clubes desportivos na Europa. A primeira edição dos Jogos foi realizada em Haia, em 1992. Desde então, espalhou-se em grande escala, envolvendo não apenas a esfera LGBTI, mas também no tecido social e civil dos países e cidades anfitriãs, caracterizando as iniciativas não apenas do ponto de vista desportivo, mas também do ponto de vista cultural, turístico e económico.

O EuroGames, agora na sua 18ª edição, será realizado pela primeira vez na cidade de Copenhaga, promovido pela EGLSF (Federação Europeia de Desporto Gays e Lésbicas), o evento multi-desportivo LGBT é o resultado de um desejo de combinar a competição desportiva com a luta contra a discriminação com base na orientação sexual e identidade de género. 

A organização pretende que este evento seja o maior realizado na Dinamarca na promoção dos direitos humanos e contra a discriminação, de modo a tornar a cidade de Copenhaga um ícone de liberdade e tolerância a nível internacional.

Recorda as últimas participações portuguesas nos EuroGames aqui.